Mais um grupo de brasileiros deportados dos Estados Unidos chegou ao Brasil. O desembarque dos 104 brasileiros foi na manhã desta sexta-feira (28), no Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza, Ceará. Esse é o quinto voo que chega ao país, neste segundo mandato de Donald Trump.
Ainda na tarde desta sexta-feira (28), parte desse grupo – pouco mais de 70 brasileiros – segue em outro voo, operado pela Força Aérea Brasileira, para o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, Minas Gerais.
Os brasileiros, entre eles sete crianças e adolescentes, foram recebidos por uma equipe formada por representantes de diversos órgãos do Governo Federal no Posto Avançado de Atendimento Humanizado ao Migrante, instalado no Aeroporto.
Quatro dos repatriados têm restrições judiciais e foram encaminhados para a Perícia Forense; onde ficarão custodiados, provisoriamente, no sistema penitenciário do Ceará.
Um posto da Polícia Federal foi instalado no aeroporto; e um terceiro, montado na rodoviária, com uma equipe da Secretaria Estadual de Direitos Humanos do Ceará, para atender brasileiros que seguem para destinos próximos e possam circular no país com documentação.
Como aconteceu nos voos anteriores, também foi montado um Posto de Acolhimento aos Repatriados no destino final. Na capital mineira, os brasileiros terão à disposição canais para que possam entrar em contato com familiares e também orientações sobre serviços públicos de saúde, assistência social e trabalho como regularização vacinal e matrícula na rede de ensino.
Deixe um comentário