Bispos brasileiros influenciaram visão social do papa, diz dom Odilo em livro

Bispos brasileiros influenciaram visão social do papa, diz dom Odilo em livro

“Os bispos brasileiros presentes na Conferência de Aparecida [2007] referiam-se com frequência às questões ambientais, sociais e humanas (indígenas) da Amazônia”, disse o arcebispo de São Paulo (SP), dom Odilo cardeal Scherer no livro de entrevistas Cardeal Odilo Pedro Scherer, Um Padre a Vida Toda (Angelus Editora, 226 páginas, R$ 69,90), lançado ontem (5) em São Paulo.

 

Isso teria impressionado o então arcebispo de Buenos Aires, Jorge Mario Bergoglio, futuro papa Francisco. “Mas, pouco a pouco, ele foi entendendo o motivo e a importância dessas preocupações, que não devem ser alheias à ação evangelizadora da Igreja”, diz dom Odilo sobre a repercussão da V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e do Caribe. Para o arcebispo, que foi secretário-geral adjunto da Conferência de Aparecida, Aparecida influenciou o papa Francisco a escrever a encíclica  Laudato si’  em 2015 e a exortação apostólica  Querida Amazônia em 2020.

O livro de dom Odilo foi escrito a partir de entrevistas com o cardeal feitas por Silvonei José Protz, jornalista da Rádio Vaticano, e por Fernando Geronazzo, assessor de imprensa da arquidiocese de São Paulo.

 

A obra abrange desde a ordenação de dom Odilo ao sacerdócio em 1976 até os dias atuais, passando pelo período em que foi bispo auxiliar de São Paulo de 2001 a 2007; secretário-geral da Conferência Nacional de Bispos do Brasil (CNBB) de 2003 a 2007; secretário-geral adjunto da Conferência de Aparecida em maio de 2007; arcebispo de São Paulo desde 2007, quando foi criado cardeal pelo papa Bento XVI, e sua participação como cardeal-eleitor no conclave de 2013, em que o papa Francisco foi eleito.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

 

Depois de 18 anos à frente da maior diocese do Brasil, dom Odilo convive com um índice de 6% dos católicos indo à missa aos domingos. O dado foi apurado no sínodo arquidiocesano convocado pelo próprio dom Odilo entre 2017 e 2023.

A ACI Digital perguntou a dom Odilo que futuro vê para a Igreja na cidade.

“Bem, nós estamos anunciando o Evangelho, buscando encarar os desafios que se apresentam”, respondeu o arcebispo. “Nós semeamos. Buscamos semear da melhor forma possível. Portanto, com a graça de Deus, creio que teremos um bom futuro”.

 “Que nós consigamos fazer o que humanamente está ao nosso alcance”, disse o cardeal. “Peço a Deus que faça, portanto. Mesmo aos católicos que não praticam regularmente a fé, ou não frequentam a missa regularmente, existe a possibilidade, sim, de acompanharem a vida da Igreja, de estarem envolvidos mais e mais através de um processo de conversão e envolvimento com a vida da Igreja e aplicação pessoal do Evangelho em contínua conversão”.

FONTE: ACI Digital

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ivaldo Lima

Graduado em Sistema para Internet e Comunicação Social, Radialista com especialização em Marketing Digital!
Graduando em Teologia Católica.
Pós-Graduação em Doutrina Social da Igreja e Ordem Social!