5 de nov de 2024 às 11:30
O arcebispo de Nápoles, Itália, dom Domenico Battaglia, foi incluído pelo papa Francisco na lista de cardeais que serão criados cardeais no consistório de 7 de dezembro, no Vaticano.
“O papa Francisco anuncia que incluiu entre os nomes dos novos cardeais que serão criados no próximo Consistório de 7 de dezembro Sua Excelência Domenico Battaglia, arcebispo de Nápoles”, de 61 anos de idade, diz comunicado divulgado ontem (4) pelo diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni.
Segundo ACI Stampa, agência em italiano da EWTN News, cinco italianos serão então criados cardeais no próximo consistório. Entre eles estão quatro eleitores: além de dom Battaglia, há também o arcebispo de Turim, dom Roberto Repole, o vigário-geral do papa para a diocese de Roma, Baldassare Reina, e o subsecretário do dicastério para o Serviço Humano Integral da Santa Sé para a Seção de Migrantes e Refugiados, o padre Fabio Baggio. Há também o núncio apostólico emérito, dom Angelo Acerbi, de 99 anos, que está excluído de um futuro conclave por ter mais de 80 anos.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
A notícia foi divulgada depois de, em 22 de outubro, Bruni anunciar que o papa Francisco aceitou “o pedido de Sua Excelência Paskalis Bruno Syukur, bispo de Bogor, na Indonésia, para não ser criado cardeal no próximo consistório”.
“O pedido de Sua Excelência foi motivado pelo desejo de continuar a crescer na vida sacerdotal e no serviço à Igreja e ao povo de Deus”, disse o comunicado da Santa Sé, sem dar mais detalhes.
Com a decisão do papa anunciada ontem, os cardeais que serão criados no dia 7 de dezembro serão novamente 21, entre eles o arcebispo de Porto Alegre (RS), dom Jaime Spengler, e outros quatro da América Latina.
Deixe um comentário