Aplicativos de transporte são notificados para explicar aumento de tarifas em dia de interrupção do transporte público em JP

Aplicativos de transporte são notificados para explicar aumento de tarifas em dia de interrupção do transporte público em JP

A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-JP) notificou, nesta terça-feira (28), os aplicativos de transporte Uber e 99, exigindo explicações sobre os aumentos nas tarifas praticados na segunda-feira (27). O aumento ocorreu justamente no dia em que o transporte público na Capital foi interrompido, gerando um grande número de passageiros utilizando os serviços de transporte por aplicativo.

O Procon-JP concedeu um prazo de 24 horas para que as empresas apresentem justificativas detalhadas sobre a aplicação de preços dinâmicos, informando os parâmetros e algoritmos utilizados para o cálculo do valor das corridas. Além disso, as empresas deverão fornecer uma simulação de um mesmo trajeto realizado sob condições normais e com a aplicação do preço dinâmico, para esclarecer a diferença nos valores cobrados.

De acordo com o secretário do Procon-JP, Rougger Guerra, a notificação também solicita que as empresas apresentem dados sobre o aumento da demanda no dia 27 de janeiro e uma justificativa convincente para o aumento das tarifas, considerado abusivo pelos consumidores. Guerra ainda destacou a necessidade de as empresas informarem os passageiros sobre a cobrança diferenciada, explicando como essa comunicação é feita e se existe um limite para os valores aplicados.

PB Agora

FONTE: PB AGORA

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Ivaldo Lima

Graduado em Sistema para Internet e Comunicação Social, Radialista com especialização em Marketing Digital!
Graduando em Teologia Católica.
Pós-Graduação em Doutrina Social da Igreja e Ordem Social!